sexta-feira, 15 de abril de 2011

Atendimento a Alunos com Caracteristicas de Altas Habilidades em Macapa

Alunos com altas habilidades

Gilvandro  Pantaleão


O Núcleo de Atividades de Altas Habilidade/Superdotação-NAAH/S é um órgão voltado para o atendimento às Altas Habilidades/Superdotação dos alunos, nos estados e municípios brasileiros, com o objetivo de identificar, atender e estimular o potencial criativo do aluno com características de altas habilidades/superdotação, matriculado no sistema público de ensino.

O aluno, quando ingressa nos atendimentos oportunizados pelo NAAH/S, é levado a produzir projetos em sua área de interesse e que contribuam para a melhoria das condições de vida de sua comunidade, do seu bairro ou do seu estado.

O trabalho com esse educando também requer do professor um esforço a mais em sua práxis a de motivador, orientador, incentivando o hábito da pesquisa e a resolução de problemas a cerca de sua área de interesse.

Atentando a essa diversidade de cenários, o NAAH/S procura ir sempre além dos objetivos ora estabelecidos, por isso em 2008 iniciou sua participação em Congresso sobre o tema das altas habilidades, em Canela, Rio Grande do Sul compondo uma comitiva de professores, pais e alunos com apresentação de projetos como: Jogo “Quebra Cuca XXI”, Livro “As Dellabóboras”, Projeto de Arquitetura - Construção de uma Praça, Desmistificando a Matemática e Contorcionismo.

Em 2009, o NAAH/S emerge no cenário da FEBRACE (Feira Brasileira de Ciência e Engenharia) conquistando o 2º lugar com o Projeto Urbanístico: Construção de uma Praça Pública.

Em 2010, mais alunos foram inscritos na FEBRACE obtendo premiações em nível nacional com os seguintes projetos: PROJETO URBANÍSTICO: CONSTRUÇÃO DE UMA PRAÇA PÚBLICA- PARTE 2, do aluno Paulo Roberto Barbosa Sanches Júnior; ALTERNATIVAS PARA A MELHORIA DO TRÂNSITO NA CIDADE DE MACAPÁ, de Jadson Jeyson da Silva Cortes; MEMÓRIAS DE MINHA CHUVA de Chirstian Kallebe Ferreira Lima.

Em agosto, no período de 18 a 21, obteve-se a participação de dois alunos atendidos pelo NAAH/S no MOCINN (Mostra Científica Norte Nordeste): Marco Antonio Silva da Costa Júnior, participou na categoria Ciências Humanas, Área Filosofia com o Projeto Literário intitulado “O VERBO” e o aluno Jadson Jeyson da Silva Cortes, com o Projeto MELHORIAS DO TRÂNSITO NA CIDADE DE MACAPÁ, conquistando novamente o 2º lugar em sua categoria e já se encontra credenciado para a FEICITEC (Feira de Ciências e Tecnologia do Maranhão).

O NAAH/S também incentiva o talento literário: em 2008, a aluna Ana Cristina Ramos dos Santos conquistou em nível nacional o 5º lugar na 1º Bienal Internacional de Poesia de Brasília e, em 2010, o NAAH/S percorreu cerca de 80 escolas das redes pública e privada, divulgando a II Bienal Internacional de Poesia de Brasília, II Prêmio Nacional Talento Literário/Poesia em Superdotação, cuja premiação acontecerá em setembro de 2010 nas dependências do NAAH/S. Ainda na área literária, dois alunos conquistaram os direitos autorais de seus livros.

Como parte do processo de formação continuada, no mês de setembro, uma equipe de 15 profissionais irá se deslocar ate Curitiba para participar do Congresso sobre Altas Habilidades/Superdotação, realizado pelo Conselho Brasileiro de Superdotaçao – Conbrasd.
Onde entrar em contato com o NAAH/S Macapá?
O Núcleo de Atividades para Altas Habilidades/Superdotação - NAAHS - funciona na Av. Raimundo Álvares da Costa, nº 0000, no bairro Santa Rita Para entrar em contato, telefone para (96) 3223-3182. Os profissionais do NAAHS estão capacitados para lhes dar toda a orientação necessária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário